O Desterr@do

Blog da disciplina de Hipermédia e Estruturas Narrativas.

Monday, May 22, 2006

Mudanças...

"O Desterrado" foi criado numa altura em que Soares dos Reis estava em Roma, patrocinado pela Academia de Belas Artes. Mais tarde, Soares dos Reis foi acusado de plágio, pelas semelhanças que a sua estátua tinha com a estátua "Marte em Repouso" e de outras injustiças, como a acusação de que a estátua tinha sido composta por diversos moldes e outras coisas más para qualquer artista que se preze.


Até agora, em toda a pesquisa que fiz não encontro relação alguma do nome da estátua com o drama dos que não têm terra, e isso provoca desde logo algumas incongruências. Não faz muito sentido estar a desenvolver um trabalho em torno "só" do nome de uma obra. Decerto que existiu uma razão para a escolha desse nome, mas sem existirem dados concretos que apoiem a ligação do nome à questão dos Sem-terra, não posso estar a conjecturar leituras e ligações de nexo directo sem correr o risco de uma interpretação da obra completamente alheia à intenção original de Soares dos Reis.


Umberto Eco disse que toda a obra é "aberta", ou seja, sujeita a diversas interpretações, mas neste caso em particular, seguindo essa perspectiva, podia fazer uma leitura interactiva da obra mais icónica de Da Vinci, "A Mona Lisa", que falasse da questão dos Skin-heads. (Mona lisa... não?)

Bem, mas piadas à parte, o meu problema é este:
Esqueço a situação dos Sem-terra e opto por fazer um trabalho em torno de personalidades que, como Soares dos Reis, foram vítimas de calúnias e injustiças que se repercutiram mais tarde num fim trágico?
Ou escolho outra obra para trabalhar e fazer uma leitura interactiva?
E no caso da primeira opção, que artistas é que acham que devia abordar?

Preciso de ajuda... help... please?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home