O Desterr@do

Blog da disciplina de Hipermédia e Estruturas Narrativas.

Tuesday, May 16, 2006

Para iniciar

Bem, embora seja tardia, aqui vai uma noção do que será o trabalho final de Hipermédia e Estruturas Narrativas. O tema, esse já não é novidade (basta olharem para o título do blog) - é o Desterrado. Para quem não conhece a obra, é uma das esculturas portuguesas mais famosas e foi criada por António Soares dos Reis.
O meu objectivo é pegar no conceito por detrás da obra de Soares dos Reis para demonstrar a problemática dos povos que ainda hoje, em pleno Século XXI, não têm terra à qual possam chamar de sua.

Os primeiros exemplos de que me lembrei foram:
- O MST - Movimento dos Sem Terra, no Brasil, e
- O povo palestiniano, que ultimamente tem tido problemas em reclamar um território que, ou muito me engano, deveria ser seu por direito.

Os menus principais seriam:
1 - Breve descrição do caso em particular
2 - Breve historial (cronologia dos acontecimentos-chave que levaram àquela situação)
3 - Fotos
4 - Vídeos (caso existam)


Surgiu também a ideia de colocar mais um menu, numa outra zona, no qual estivessem colocadas informações relativas à história da estátua e, se possível, algumas considerações sobre a mesma.

Eu podia pôr aqui algumas imagens, mas prefiro esperar até ter bases suficientes para o fazer. No entanto, a ideia de base para o layout e o Interface é esta:
- Ter fotos de detalhes da escultura e associar cada detalhe a um menu em particular.
- No lado esquerdo do ecrã, estaria a imagem do detalhe da escultura. No lado direito, estariam os menus.
Quando colocar as imagens poderão ver melhor... espero...
Mas deixo algumas questões que me surgiram aquando da reflexão neste trabalho.
- Que partes do corpo usar para cada um dos menus?
- Será válida uma galeria com fotos de todos os lados da estátua?
- Valerá a pena colocar um texto introdutório a relacionar a estátua com o problema?
- Lembram-se de mais algum povo que esteja a passar por uma situação semelhante? (peço desculpa pela minha falta de conhecimento, mas sinceramente não conheço muitos casos para além destes... bem, sejamos sinceros, não me lembro de mais nenhum.)
- Quem sou eu?
... não, esqueçam esta última.
Comentem, se puderem.
Cumps.

5 Comments:

  • At 4:32 AM, Blogger Filipa Moreira said…

    Olhe senhor coiso...
    Eu por acaso até sei de mais um ser que não tem terra. É um sonhor que morava no Bairro S. João de Deus e como aquilo agora está em obras, tiraram-lhe o terreno onde ele plantava as coisas e que era dele e agora está numa casa alugada. Se isso o ajudar no seu trabalho, eu posso apresentá-lo ao senhor em questão, que é o marido da senhora Dozinda...

    Quanto ao desterrado, eu continuo a achar que se se, com o memso título, decidires fazer um trablho sobre um Zombie ou assim ninguém nota...

    As imagens ajudavam a ter uma ideia mais claro do que propões, mas se fechar os olhos consigo ver mais ou menos e parece-me uma boa ideia...

     
  • At 10:09 AM, Anonymous Anonymous said…

    Parece-me bem...

     
  • At 5:42 AM, Anonymous Anonymous said…

    C'om mil raios e coriscos!

     
  • At 5:42 AM, Anonymous Anonymous said…

    C'oa breca!

     
  • At 5:43 AM, Anonymous Anonymous said…

    eu diria mais...

     

Post a Comment

<< Home